23.12.09

Distância II

"Qual é a boa distância entre os corpos? Essa é uma primeira variável. Pode variar de acordo com os corpos, de acordo com todo tipo de coisas. É um pouco como se diz que há uma boa distância para ver, mas não é a mesma para ver a você ou para ver a uma mesa. Não é a mesma. Há variações de distâncias segundo a natureza dos corpos em relação. Este seria então um primeiro tipo de variável: a distância entre os dois corpos".

***
"E aqui chamo faceta, uma vez mais, a maneira em que um corpo se apresenta, o perfil sob o qual se apresenta. Ao fazê-lo, o corpo apresenta tal o qual a relação".

"E eu defendo a extraordinária mobilidade do corpo humano, mas igualmente do corpo animal, para apresentar facetas a uma velocidade multiplicada. Aqui ressurgiria o tema spinozista da velocidade. O modo em que um corpo pode repentinamente mudar de velocidade passando de uma faceta [...] a outra faceta".

"Ao mesmo tempo que mudam as distâncias, mudam as facetas do corpo".

***
"Qual relação se compõe com tal outra no encontro de dois corpos? Isso é muito variável, não há dois casos semelhantes. Às vezes é tal zona, tal região de relação, às vezes outra."


GILLES DELEUZE - Aula sobre Spinoza - 13 de janeiro de 1981, O critério ético do mau e do bom. Discussão sobre o simbolismo.

Nenhum comentário: